Pular para o conteúdo principal

Sobre vestibular, tcc, desastre em Mariana e atentado em Paris

Olá pessoas, como vão vocês ?
Eu vou bem, obrigada.
Eu estive pensando em coisas que eu gostaria de escrever e me surgiu tudo isso.
Primeiramente, gostaria de falar sobre o vestibular. No domingo dia 15 fiz a prova da primeira fase da UNESP. Tinha um gabarito que poderia levar, mas eu muito esperta não quis. Resultado: fiquei curiosa e fui atrás da prova, fui lendo e lembrando o que eu tinha marcado e olhando no gabarito. Não lembrei da resposta de três questões, porém acertei 45 de 90. Pelo o que eu vi, o número mínimo de questões acertadas para passar para a segunda fase foi 20, ou sejaaaaaa, já to na segunda fase. Agora é esperar o resultado dessa primeira. Seja o que Deus quiser.
Sobre o TCC, gostaria de dizer que essa semana vai ser a apresentação. Se eu to ansiosa? Imagina. A minha parte está indo bem e creio eu que vou arrasar. Que meu grupo todo vai arrasar (porque somos fod**).
Agora vou falar sobre coisas sérias de verdade: o desastre em Mariana, em Minas Gerais.
Em resumo, esse desastre aconteceu por uma coisa: ganância.
É a ganância dessas empresas que só pensam em dinheiro, onde a natureza e as pessoas não importam. É a falta de fiscalização do governo, que por mais que a Samarco e a Vale não sejam estatais, ainda ganham com isso. É jogo de poder, interesse e dinheiro. É a podridão do capitalismo que reina. E é a população que perdeu seu lar, que perdeu amigos e parentes que sofrem. É o Rio Doce que morre. São espécies de animais e plantas que são extintas. É a mãe natureza que sofre. Com isso só posso dizer: parabéns governo brasileiro por permitir isso. Parabéns Samarco e Vale por terem sido o câncer de Minas Gerais( e agora do Espírito Santo também, já que a lama já chegou ao litoral). Parabéns por transformar em lama uma parte da história desses lugares.
Sobre Paris a principal coisa que eu gostaria de falar é que a culpa não é do islã. A culpa é dos extremistas. E extremistas estão em todo lugar. Muitas pessoas julgam o islã em si (nem todas as práticas eu concordo, obviamente), porém acredito que deve existir respeito a essa religião. Não se pode culpar quem possui essa fé, não é culpa deles. Foi um ataque terrorista, de pessoas que distorcem aquilo que o Corão diz, que na verdade, querem o poder absoluto, não importa de qual maneira isso venha. E não, não é apenas o Estado Islâmico que deseja o poder absoluto sobre outras nações, existem exemplos claros de outros países que custe o que custar, buscam este poder.
Paris foi uma tragédia. Em tão pouco tempo, foi assolada com um ataque assim. Um ataque terrorista na França, que ainda é um local importante (Paris principalmente, pois é sua capital) pode trazer outras consequências, como uma guerra que englobe outros países potências mundiais, por exemplo, o que afetaria o mundo todo.
Eu rezo para quem perdeu parentes e amigos nesse ataque, e que as almas de quem se foi sejam acalmadas.
Com isso, quero dizer também que vi muitas pessoas no facebook (ô maldito facebook) falando sobre as duas tragédias e de certo modo, comparando-as. Gente, existe coisas mais importantes do que tentar falar qual dor é maior. Pessoas morreram, pessoas sofrem. A solidariedade deve existir não importa de que lado esteja sofrendo.
Porém, isso não tira o fato de que sim, pode existir críticas relacionadas a isso. Que a própria mídia brasileira preferiu falar sobre Paris e abafar o caso de Mariana. Que a mídia não mostra os ataques em outros países. A mídia é seletiva SIM e não tem o que negar. Mas a partir do momento que você tenta colocar como se uma dor de alguém não merece comoção, você é um babaca, de verdade.
Paris foi uma tragédia. Mas não tira a culpa da França de ter sido um país que atacou diversos países. Que dois dias após o seu ataque, simplesmente bombardeou a Síria, matando e ferindo muitos civis (se duvidar, até mais que o ataque que haviam sofrido).
Muitas pessoas criticaram o uso da bandeira da França na foto de perfil do facebook. Eu não coloquei, mas também não fui criticar quem colocou. Mas uma fala do meu professor de sociologia fez todo o sentido pra mim. Ele disse que não colocou a bandeira na foto de perfil pois colocando a foto, estaria se solidarizando com o estado francês, de certo modo concordando com ele. Ele se solidariza com as pessoas, mas não com o estado em si. E pra mim, isso fez todo o sentido.
Guerras e problemas sempre existiram, mas agora vemos um fluxo constante de informações desse tipo. De verdade, eu me sinto triste pra caramba vendo essas coisas. Chego até dar uma choradinha vendo notícias desse tipo.
O meu recado final sobre tudo isso é que: procurem buscar sobre o que está acontecendo no mundo. Não se iluda pensando que "tal nação é a culpada" ou "tal religião é a culpada". Existe mais coisas envolvidas em tudo isso, existe muita história envolvida nisso.
Tudo acaba sendo centrado em uma coisa: a busca pelo poder desenfreado.
Se não sabem sobre um assunto, não discutam sobre ele. Você pode acabar falando besteira.
E ah, também gostaria de dizer que o envolvimento dos Estados Unidos em qualquer guerra não os torna necessariamente os mocinhos. EUA é poderoso. E perigoso. De tudo que já li a respeito (não taaaaaanto assim, mas também não foi pouco) posso dizer como minha opinião PESSOAL que eles são sujos.
E eu também gosto de ler sobre teorias da conspiração.
Bom, sei que não falei muito, mas era o que mais estava engasgado. Com isso, quero dar o meu adeus.
Beijos da Japa :*

Comentários

  1. Olha só! Fiquei boquiaberta lendo seus comentários - suas opiniões - sobre tudo. O que você está vivendo e o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Parabéns! Você já está uma mocinha.rsrs
    Bom. Boa sorte nos vestibulares. Muita calma e fé em Deus que você consegue!
    Quanto ao TCC, você pelo jeito é desinibida. Eu tremia só de pensar. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada tia hahaha *-* estou só aguardando o resultado da primeira fase mesmo kk e ao TCC, por ser em grupo, a minha parte está bem de boas kk

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Fale aqui !

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem a Foz do Iguaçu - Paraná

Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Hoje vim falar um pouquinho sobre a minha viagem para o Paraná, mais especificamente os passeios em Foz do Iguaçu.  Eu estava muito empolgada, pois fazia 17 anos que eu enchia o saco do meu pai para ir nas Cataratas do Iguaçu, já que na única vez que nós fomos eu tinha 3 anos e pouco e não pude ir até o fim da ponte (a que fica bem pertinho da água).  Então todo ano eu falava sobre ir para Foz e finalmente consegui! Nós (eu, pai, mãe e avô paterno) fomos de carro, mas não ficamos em Foz do Iguaçu. Nos hospedamos na casa de um tio do meu pai que mora a 59 km da cidade. A viagem durou cerca de 15 horas - com paradas - o que foi bem cansativo. Chegamos na quarta-feira (11/07) a noite, tomamos banho, comemos e dormimos.  No primeiro dia - quinta-feira, 12 de julho - nós visitamos as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras. No segundo dia - sexta-feira, 13 de julho - nós visitamos a Usina Hidrelétrica ...

Causos dos meus 20 e poucos anos: entre sobreviver e querer viver.

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Sobreviver¹ so·bre·vi·ver [...] 3 Enfrentar e resistir a qualquer tipo de dificuldade. 4 Manter-se ao longo do tempo e/ou do espaço; subsistir. Viver² vi·ver [...] 3 Ter uma vida cheia de prazer e alegria; gozar a vida. [...] 7 Ter convivência com; partilhar da companhia de. 8 Proceder de um modo particular. [...] 12 Passar por determinada experiência; vivenciar. 13 Ir além do momento presente; perdurar, permanecer. 14 Levar uma determinada vida. 15 O ato de viver; a vida. Vocês devem estar se perguntando: "Andressa, por que você trouxe o verbete dessas duas palavras?" Bom, eu acho importante para poder entender sobre o que eu quero falar. Tem gente que entende essas duas palavras como sinônimos, mas eu não vejo dessa maneira. Considerando o momento atual que estamos vivendo aqui em 2021, com a pandemia, o caos político do Brasil (sil sil) e tudo o que essas coisas nos trazem de consequência, eu entendo que a grande parte da...

Adeus ano velho, feliz 2019 ?

Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Mais um ano está chegando ao fim (chegando ao fim é um negócio engraçado de se falar) e com ele, muitas coisas estão acabando e outras prestes a começar. Para mim, 2018 foi um ano no mínimo interessante (para não dizer desesperador). Como sempre, eu apareci e desapareci - com ênfase no desapareci - muitas vezes daqui do blog; minha saga de falta de motivação e preguiça para escrever se manteve durante o ano, o que não é uma novidade. Quando comecei a escrever esse post (a pensar nele, no caso) foi pelo mesmo motivo de sempre: me deu a louca de precisar escrever. Enquanto digito isso, minha mente está percorrendo os caminhos de procura sobre coisas que aconteceram nesses 12 meses como uma retrospectiva. E o mais legal de tudo isso é que eu nem quero pegar meu celular para distrair minha mente com coisas pífias.  Pois bem, não posso realmente falar sobre a retrospectiva intrapessoal que acabei de fazer, já que é muito pes...