Pular para o conteúdo principal

Tolkien era um cara criativo

Olá pessoas, como vão vocês?
Eu vou bem, obrigada.
Peço desculpas por ter estar sumida aqui do meu querido blog. Não estava entrando pelo computador e o aplicativo do blogger deu um problema no meu celular, o que me deixou impossibilitada de utilizar ele. Essa postagem de hoje estava aqui no meu rascunho e tenho como uma obrigação terminá-la hahahahahahah pois bem, vai ter algumas coisas diferente do que estava sendo escrito originalmente (não é muita coisa). Então vamos lá.
Em um domingo qualquer, antes do aniversário da vó Tieco (que talvez eu vá falar algo sobre), eu estava na casa da tia Dri e do tio Henrique, com a tia Marga e o Zé, tia Vana, mamãe e a Eliane com o Gabriel e o Fê. Foi uma reunião para montar as lembrancinhas do aniversário da vó. E eu no caso fiquei olhando/jogando video game. Mas não é esse o assunto.
Tia Adriana estava dando algumas coisas dela embora: roupas, sapatos, livros e outras coisas. Nisso ela disse para eu dar uma olhada pra ver se achava alguma coisa que me interessava, o que obviamente teve e me fez levar uma sacola grande e meio pesada para casa.
Dentre as coisas que ela estava se desfazendo havia a seguinte coleção: a trilogia do O Senhor dos Anéis embalados, O Hobbit e O Silmarillion semi novos.
Para quem não conhece muito sobre Tolkien (como eu), vou deixar uma pequena descrição dele retirado do Wikipédia:
"Sir John Ronald Reuel TolkienCBFFRSL, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien (BloemfonteinEstado Livre de Orange, atual África do Sul3 de janeiro de 1892 — BournemouthInglaterraReino Unido2 de setembro de 1973), foi um premiado escritor,professor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras como O HobbitO Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Em 28 de março de 1972, Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, e logo depois começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado , palco das suas mundialmente famosas obras como O HobbitO Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.

Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros célebres escritores de fantasia e ficção, tais como Júlio VerneEdgar Rice BurroughsRobert E. HowardE. R. Eddison e William Morris, devido à grande popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica e é amplamente considerado como um dos maiores e sem dúvida o mais bem sucedido autor da literatura fantástica de todos os tempos.

As suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações . Em 2008, The Times listou Tolkien como o sexto entre os maiores escritores Britânicos desde 1945.Em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano. Tolkien alcançou a quinta posição, com ganhos estimados em 50 milhões de dólares."
Pois bem. O cara simplesmente era foda. Sem mais. Eu vou ser sincera: nunca li os livros dele e só assisti o primeiro filme do O Senhor dos Anéis. Mas se nós formos parar para pensar, não é qualquer pessoa que vai criar mais de um tipo de língua para os personagens de sua história. E não era apenas uma língua com poucas palavras. Ele desenvolveu linguagens complexas, que envolvia lendas em torno da história das línguas. Algumas das línguas tinham até alfabetos próprios! Ele criou sociedades do zero. Acho interessante observar, pois ele estudou Letras, como eu estou estudando agora. Não são todas as pessoas dessa área que conseguem se tornar grandes linguistas. Mas não apenas isso: não são todos que possuem essa vontade de conhecer e criar, essa paixão pelas palavras, esse fascínio todo. É empolgante ver como alguém teve a criatividade e o querer criar um mundo maravilhoso.
Acho que se eu conhecesse mais sobre ele, iria estender muito mais o assunto. Bem, agora que tenho os livros, posso ir aos poucos conhecendo esse mundo fantástico e talvez ir me encantando como muitas pessoas por aí.

Eu gostaria de ter escrito mais, mas acabei perdendo o rumo daquilo que queria ter dito anteriormente. Enfim, é isso. Meu singelo dizer sobre Tolkien.

Adeus meus amigos e beijos da japa :*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Causos dos meus 20 e poucos anos: entre sobreviver e querer viver.

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Sobreviver¹ so·bre·vi·ver [...] 3 Enfrentar e resistir a qualquer tipo de dificuldade. 4 Manter-se ao longo do tempo e/ou do espaço; subsistir. Viver² vi·ver [...] 3 Ter uma vida cheia de prazer e alegria; gozar a vida. [...] 7 Ter convivência com; partilhar da companhia de. 8 Proceder de um modo particular. [...] 12 Passar por determinada experiência; vivenciar. 13 Ir além do momento presente; perdurar, permanecer. 14 Levar uma determinada vida. 15 O ato de viver; a vida. Vocês devem estar se perguntando: "Andressa, por que você trouxe o verbete dessas duas palavras?" Bom, eu acho importante para poder entender sobre o que eu quero falar. Tem gente que entende essas duas palavras como sinônimos, mas eu não vejo dessa maneira. Considerando o momento atual que estamos vivendo aqui em 2021, com a pandemia, o caos político do Brasil (sil sil) e tudo o que essas coisas nos trazem de consequência, eu entendo que a grande parte da...

Adeus ano velho, feliz 2019 ?

Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Mais um ano está chegando ao fim (chegando ao fim é um negócio engraçado de se falar) e com ele, muitas coisas estão acabando e outras prestes a começar. Para mim, 2018 foi um ano no mínimo interessante (para não dizer desesperador). Como sempre, eu apareci e desapareci - com ênfase no desapareci - muitas vezes daqui do blog; minha saga de falta de motivação e preguiça para escrever se manteve durante o ano, o que não é uma novidade. Quando comecei a escrever esse post (a pensar nele, no caso) foi pelo mesmo motivo de sempre: me deu a louca de precisar escrever. Enquanto digito isso, minha mente está percorrendo os caminhos de procura sobre coisas que aconteceram nesses 12 meses como uma retrospectiva. E o mais legal de tudo isso é que eu nem quero pegar meu celular para distrair minha mente com coisas pífias.  Pois bem, não posso realmente falar sobre a retrospectiva intrapessoal que acabei de fazer, já que é muito pes...

Oi, lembrei que o blog existe :)

Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Consegui aparecer antes de completar dois anos que não posto aqui (risos). E aí vocês devem estar se perguntando (ou não né): como tá a minha vida? Pois bem, quando eu fiz a última vez lá em 2023 eu tinha tido um burnout, né? E fiquei só trabalhando como professora de inglês no estado. Aí 2024 eu não consegui pegar aula no estado, voltei para a particular (e voltei frustada pois não consegui aula como professora, tive que ser assistente novamente). Quase tive um segundo burnout. Quase desisti da educação. E aí tive uma benção de Deus na minha vida: FUI CHAMADA NO CONCURSO PÚBLICO QUE FIZ EM 2022.  Quase dois anos esperando e FINALMENTE me tornei servidora pública! (Ok que estou no probatório ainda, mas tudo bem!) E tive uma das novidades mais legais da minha vida profissional: agora trabalho com educação de jovens e adultos como professora adjunta (substituta). E sinceramente? Tá sendo muito legal. Voltei a ir para a igreja (tô fal...