Pular para o conteúdo principal

Viagem a Foz do Iguaçu - Paraná

Olá pessoas, como vão vocês?
Eu vou bem, obrigada.

Hoje vim falar um pouquinho sobre a minha viagem para o Paraná, mais especificamente os passeios em Foz do Iguaçu.  Eu estava muito empolgada, pois fazia 17 anos que eu enchia o saco do meu pai para ir nas Cataratas do Iguaçu, já que na única vez que nós fomos eu tinha 3 anos e pouco e não pude ir até o fim da ponte (a que fica bem pertinho da água).  Então todo ano eu falava sobre ir para Foz e finalmente consegui!

Nós (eu, pai, mãe e avô paterno) fomos de carro, mas não ficamos em Foz do Iguaçu. Nos hospedamos na casa de um tio do meu pai que mora a 59 km da cidade. A viagem durou cerca de 15 horas - com paradas - o que foi bem cansativo. Chegamos na quarta-feira (11/07) a noite, tomamos banho, comemos e dormimos. 

No primeiro dia - quinta-feira, 12 de julho - nós visitamos as Cataratas do Iguaçu e o Marco das Três Fronteiras. No segundo dia - sexta-feira, 13 de julho - nós visitamos a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Ecomuseu (bem rapidinho) e passamos no Paraguai para meu avô conhecer. Para ficar mais organizado, vou falar de cada lugar separadamente. 

Nós compramos os ingressos na entrada do Parque Nacional do Iguaçu, apesar de poder comprar pela internet. Como a cidade é turística, compramos o Passaporte 3 Maravilhas, que dá acesso as três atrações principais: Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e a Usina Hidrelétrica de Itaipu por um preço mais em conta do que comprando os ingressos de cada local separadamente. Estudantes e idosos conseguem um desconto, o que diminui ainda mais o preço. O passaporte adulto inteira saiu por R$89,00; o meu de estudante R$69,00 e o de idoso do meu avô por R$39,00. Além desse desconto, comprando o passaporte você consegue 50% de desconto nos estacionamentos (de R$20,00 saiu por R$10,00) e desconto de 10% nas lojas de souvenires e restaurantes.  




Parque Nacional do Iguaçu e Cataratas
A nossa primeira parada foi o local que eu mais queria visitar. O parque é uma das maiores reservas remanescentes da Mata Atlântica e é dentro dele que se encontra as Cataratas do Iguaçu (o lado brasileiro). Dentro dele também se encontra um hotel e outras atrações, que pagam a parte (não fomos em nenhuma).


Para percorrer o espaço, nós pegamos um ônibus, que ia fazendo paradas nessa atrações a parte e depois na trilha para irmos em direção as cataratas. Para quem não gosta de andar, a última parada era no elevador panorâmico. 


 Ônibus de dois andares. Dica: se você for na parte de cima, se agasalhe bem, pois venta MUITO.


Durante a trilha, você consegue observar as cataratas de diversos ângulos diferentes. Como fomos na época de estiagem, o rio não estava tão cheio. Mas isso não tira a beleza das cachoeiras. Preste bastante atenção, pois durante o caminho podemos ver várias quedas d'água. 

  Logo que chegamos na trilha




Durante a trilha, encontramos alguns lugares para tirar foto. Cada vista era uma surpresa diferente.



         
Nesse ponto eu já estava super empolgada, já que estava chegando no lugar que eu mais esperava ver.

A minha sorte é que eu estava de óculos escuros, porque já estava chorando (hahahaha). É simplesmente indescritível a sensação de estar tão perto. É tão bonito, tão perfeito, que você imagina que é criação divina. 






Foi um sonho realizado. 

Marco das Três Fronteiras
É um local em que podemos ver as fronteiras Brasil-Argentina, Brasil-Paraguai e Argentina-Paraguai.
O Brasil e a Argentina são divididos pelo Rio Iguaçu (que forma as Cataratas) e o Brasil e Paraguai são divididos pelo Rio Paraná. 




Marco argentino

Marco paraguaio




Usina Hidrelétrica de Itaipu
É uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e uma das principais geradoras de energia limpa mundial. Atualmente, ocupa o segundo lugar na lista das maiores hidrelétricas do mundo. Por ocupar tanto o Brasil, quanto o Paraguai, é chamada de binacional. Por ser binacional, a energia produzida é dividida 50/50. Porém, como o Paraguai é um país pequeno, utiliza somente 10% da energia produzida, abastecendo 90% do país. Os outros 40% são vendidos para o Brasil, abastecendo 17% do país. 


Dentro da Itaipu, podemos fazer alguns passeios; o que fizemos foi o do passaporte, que é a visita panorâmica (pelo lado de fora). Ao chegarmos, passamos pela bilheteria e fomos orientados a ir ao auditório. Nele assistimos um vídeo contando um pouco sobre a história da Itaipu e orientações gerais. Foi o passeio do segundo dia.

A estrutura é incrível! Durante o passeio nós tivemos algumas paradas para tirar fotos e vemos a hidrelétrica de vários ângulos diferentes. Ao chegarmos mais perto, chega a ser quase assustador o tamanho da Itaipu. É de cair o queixo.





Essas fotos acima foram na primeira parada. Ficamos 15 minutos, pois nós íamos trocar de ônibus.




As fotos acima foram na segunda parada. Ela durou 5 minutos e a visão é incrível.





As fotos acima foram de dentro do ônibus; estávamos mais próximos da hidrelétrica e depois andamos "por cima" dela. A última foto é o reservatório, que equivale ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro.



Essa parte de água atrás de mim nas fotos é o reservatório da Itaipu. O barco atrás é para passeio, mas é pago separadamente.


Nós ganhamos de cortesia a entrada para o Ecomuseu, que conta a história sobre a Itaipu e a região. É super bacana. A única coisa ruim é que eles ofereceram o transporte até o museu, e era de hora de hora. Não conseguimos ver muita coisa e o transporte da volta atrasou meia hora. Caso for para o museu, vá com seu carro. É mais garantido.

Depois disso nós fomos ao Paraguai. Nem eu, nem meu avô conhecíamos, então foi bem bacana. Como fomos na parte da tarde, ficamos pouco tempo; foi mais para conhecer mesmo. Na ida nós deixamos o carro em um estacionamento no Brasil (é mais seguro). Íamos atravessar a pé, mas fomos de van com um paraguaio, ele cobrou R$5,00 de cada um. Na volta, para eu ter a experiência, nós atravessamos a Ponte da Amizade a pé. Foi uma super aventura e eu nunca mais quero fazer isso na minha vida. Aquele troço era muito alto e cada vez que eu olhava para o rio, minhas pernas tremiam. Mas sobrevivi e deu tudo certo.

No geral foi uma viagem super bacana e valeu muito a pena. Foz do Iguaçu oferece mais coisas também, espero que numa próxima eu possa visitar as outras coisas.

E é isso pessoal! Espero que tenham curtido e que queiram conhecer, vale muito a pena.

Beijos da Dessa!

Comentários

  1. Oi Dessaaaaa, sensacional 💕
    Eu amei suas descrições e fiquei imaginando o quão emocionante foi pra você atravessar e chegar até o fim daquela ponto nas cataratas... Fiquei com tanta vontade de experienciar isso comtigo. Amei sua apresentação, amei sua descrição, já pode trabalhar com turismo hehehe além de poeta.
    Beijos do seu grande amigo, Lu 😍❤️😘

    Ps: realmente é a melhor sensação do mundo estar presente e sentir o ar da natureza... Realmente uma criação divina 🌱🍀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu, fico muito feliz pelos seus elogios hahahahah
      Beijos <3

      Excluir
  2. Eu estou a 29 anos esperando para ir em Foz kkkk e gasta no Paraguai claro 🤣
    Amei o blog tem um ótimo conteudo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Vale muito a pena ir, vai assim que possível kkjk muito obrigada <3

      Excluir
  3. Oi Dessa,
    Descreveu muito bem os passeios.
    Como eu fui há pouco tempo em Foz, e fiz esses três passeios, lembrei de cada um, conforme lia seus relatos. Lembro que chorei quando fiquei do lado de uma das quedas d'agua das Cataratas. E mesmo a Usina, que já é uma criação do homem nos emociona, não é?
    São passeios imperdíveis, e tem muito mais... ou seja, Foz é um lugar para retornar outras vezes.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso né tia? Temos que ir novamente para Foz.
      Beijoss

      Excluir

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Fale aqui !

Postagens mais visitadas deste blog

Vim aqui contar como foi o TUDUM 2023 (que eu amei)

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Faz tempo que eu não apareço, né? Resolvi voltar e vim contar sobre o TUDUM 2023! E o que raios é esse tal de TUDUM?  É uma convenção criada pela Netflix, que acontece aqui no Brasil! A primeira edição aconteceu em Janeiro de 2020. Por conta da pandemia, as outras edições foram online e esse ano voltou a ser presencialmente. Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de Junho, lá no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em SP capital.  O evento é gratuito e os ingressos foram liberados online. Conseguir um ingresso é como estar em um Jogos Vorazes digital: que a sorte esteja a seu favor. Uma amiga minha (beijo, Mari!) me avisou sobre e perguntou se eu tinha interesse em ir. Como pobre adora um evento gratuito, eu disse que sim e ela me avisou que ia tentar o ingresso junto com a Ana (um beijo, Ana!), que foi a sortuda que conseguiu os ingressos do dia 18 para a gente. Durante os três dias estava acontecendo as ativações, ou seje : lugares boni

Passeio pelo bairro da Liberdade - São Paulo Capital

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Demorei um pouquinho para postar de novo, né? Tenho que admitir que estava com preguiça de escrever (e um pouco desanimada), mas eis me aqui. Hoje vim falar sobre meu passeio pelo bairro da Liberdade em São Paulo no dia 12 de dezembro de 2021, um lindo sábado. Eu sempre tive muita  vontade de ir conhecer, já que tem uma  vibe  toda japonesa e coisas leste asiáticas no geral. Para quem não conhece, ele tem uma grande concentração de estabelecimentos e restaurantes japoneses, chineses e coreanos e já foi a morada de diversos imigrantes japoneses até meados da década de 1960¹.  Além de querer conhecer a Liberdade, sempre quis me aventurar por São Paulo, como a boa garota do interior que eu sou. Por sorte, minha amiga Thaynara (que trabalha comigo) quis ir visitar também e meteu a cara junto comigo. Foi uma aventura divertida.  Para definir a nossa programação, nós olhamos o site São Paulo sem mesmice  (é só clicar que você vai ser redire

Causos dos meus 20 e poucos anos: entre sobreviver e querer viver.

 Olá pessoas, como vão vocês? Eu vou bem, obrigada. Sobreviver¹ so·bre·vi·ver [...] 3 Enfrentar e resistir a qualquer tipo de dificuldade. 4 Manter-se ao longo do tempo e/ou do espaço; subsistir. Viver² vi·ver [...] 3 Ter uma vida cheia de prazer e alegria; gozar a vida. [...] 7 Ter convivência com; partilhar da companhia de. 8 Proceder de um modo particular. [...] 12 Passar por determinada experiência; vivenciar. 13 Ir além do momento presente; perdurar, permanecer. 14 Levar uma determinada vida. 15 O ato de viver; a vida. Vocês devem estar se perguntando: "Andressa, por que você trouxe o verbete dessas duas palavras?" Bom, eu acho importante para poder entender sobre o que eu quero falar. Tem gente que entende essas duas palavras como sinônimos, mas eu não vejo dessa maneira. Considerando o momento atual que estamos vivendo aqui em 2021, com a pandemia, o caos político do Brasil (sil sil) e tudo o que essas coisas nos trazem de consequência, eu entendo que a grande parte da